quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AFRICANIDADE - Candaces

              A história das Candaces – rainhas guerreiras africanas do reino de Kush, hoje Sudão - foi o pano de fundo para um exercício de observação, aplicado nas aulas de História da professora Gisele Thibes de Moraes Marschner. O trabalho faz parte do conteúdo curricular referente à Africanidade e, reverenciando a semana da Consciência Negra, foi exposto no refeitório da escola.
                Os alunos das turmas de 6º ano tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história destas fascinantes mulheres que defenderam seu reino contra as invasões dos romanos, mantendo-o soberano mesmo quando os territórios próximos foram dominados.
             Nas postagens abaixo conheçam um pouco mais sobre o assunto e apreciem mais algumas fotos.

 



AFRICANIDADE - Rainhas guerreiras

        As rainhas guerreiras africanas, conhecidas como Candaces, possuem uma história de força, poder e prestígio. Assumindo não apenas o comando político de seu reino, mas também o militar, essas mulheres fizeram recuar os exércitos romano e egípcio, e a coragem delas foi tema do samba-enredo de 2007, de uma das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Acadêmicos do Salgueiro.


         As turmas do 6º ano passearam pelo tema durante as aulas de História do 3º bimestre. 
         Vamos conhecer a letra do samba de autoria de Dudu Botelho, Marcelo Motta, Zé Paulo e Luiz Pião? 

Candaces

Majestosa África
Berço dos meus ancestrais
Reflete no espelho da vida
A saga das negras e seus ideais
Mães feiticeiras, donas do destino...
Senhoras do ventre do mundo
Raiz da criação
Do mito a história
Encanto e beleza
Seduzindo a realeza

Candaces mulheres, guerreiras.
Na luta... Justiça e liberdade
Rainhas soberanas
Florescendo pra eternidade

Novo mundo, novos tempos.
O suor da escravidão
A bravura persistiu
Aportaram em nosso chão
Na Bahia... Alforria
Nas feiras tradição
Mães de santo, mães do samba!
Pedem proteção
E nesse canto de fé
Salgueiro traz o axé
E faz a louvação

Odoyá Iemanjá; Saluba Nanã!
Eparrei Oyá
Orayê Yêo, Oxum!
Oba Xi Obá

Link: http://www.vagalume.com.br/salgueiro/samba-enredo-2007.html#ixzz2l7Qgcwph



AFRICANIDADES - Guerreiras Contemporâneas

      Após conhecerem a incrível história das Candaces, os alunos realizaram pesquisas sobre personalidades femininas brasileiras de variados setores que, assim como as  guerreiras, venceram a adversidade e construíram carreiras de sucesso. 
     O resultado do trabalho pode ser conferido nas paredes do refeitório da escola.
Parabéns aos alunos do 6º ano e à professora de História Gisele Thibes de Moraes Marschner!




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

AFRICANIDADE - Contos Africanos

    Nas aulas de História do 3º bimestre, os alunos das turmas de 7º ano se dedicaram a leitura de diversificados contos de origem africana e depois, escolherem um deles para produzir um desenho. A atividade está exposta no refeitório da escola e faz parte do conteúdo curricular referente à Africanidade.
      A professora de História, Gisele Thibes de Moraes Marschner é a articuladora etnorracial da Unidade Escolar e foi a responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos.
      Parabéns à professora e aos alunos envolvidos!
      Confiram na postagem a seguir mais algumas fotos das atividades.




AFRICANIDADE - Contos Africanos

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos das turmas de 7º ano, orientados pela professora de História Gisele Thibes de Moraes Marschner.





terça-feira, 12 de novembro de 2013

ATIVIDADES CRIATIVAS


Os alunos do 1º ano da professora Morgana Patrícia Rozza Tasca confeccionaram com sucatas, um personagem escolhido entre os livros de literatura da biblioteca da escola.
Os pais e responsáveis tiveram uma importante participação nesta atividade., auxiliando na confecção. Após apresentarem a criação feita, os pequenos demonstraram toda a sua desenvoltura ao contar para os colegas e funcionários da escola, a história daquele personagem.
Estão todos de parabéns pois os trabalhos ficaram lindos!




segunda-feira, 11 de novembro de 2013

AQUISIÇÕES 2013


     A escola fez novo investimento para incrementar o acervo da biblioteca.
Em outubro foram adquiridos 54 novos títulos, todos constantes das listas feitas a partir de sugestões dos próprios alunos.
  O total investido foi de R$ 930,00 (novecentos e trinta reais), dinheiro proveniente da descentralização financeira.
    É a escola Renato Pradi valorizando a leitura e tudo que ela pode fazer pelo crescimento cultural de seus alunos. Parabéns!




PNBE - 2013


        O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE enviou à nossa escola acervos literários relativos ao Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE – 2013, para atendimento aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As obras são direcionadas à biblioteca, devendo ser incorporadas ao acervo bibliográfico da escola.
           As fotos mostram o conteúdo das primeiras duas caixas, de um total de 10 que devem chegar ainda este ano, perfazendo um total de 300 livros, aproximadamente.





quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PNAIC 2º ANO

                 Dia 05 de novembro aconteceu nas dependências da Universidade Católica de Santa Catarina a socialização dos projetos desenvolvidos pelos professores participantes do PNAIC.  
                     O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
                  O curso presencial acontece uma vez por semana e envolve professores da rede pública,   atuantes nas turmas de 1º, 2º e 3º anos.
Confiram nas postagens abaixo os trabalhos levados pelos professores da nossa escola.



PNAIC 1º ANO

           Quantas versões da história de Chapeuzinho Vermelho você conhece? Em quantas o lobo morre? O lobo sempre devora a vovozinha? Chapeuzinho é sempre uma menina? O caçador corta a barriga do lobo em todas? 
        Os alunos do 1º ano exploraram todas as versões que puderam encontrar e, a partir delas, construíram uma nova história, onde além de produzirem um texto coletivo, ainda ilustraram os livros criados.
         Para que mais pessoas pudessem conhecer o novo enredo, também encenaram uma peça de teatro para familiares e colegas de outras turmas.
        Toda riqueza deste trabalho foi apresentada na socialização de projetos do PNAIC - Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - dia 05 de novembro, na Católica de Santa Catarina.
           Parabéns aos alunos envolvidos e às professoras Morgana Patricia Rozza Tasca e Jenny Isabel Diel Bertoldi!


PNAIC 3º ANO

          As turmas de 3º ano da professora Silvana Cilene Stinghen Maenchen trabalharam Poesia como gênero textual. No centenário do poeta Vinícius de Moraes, o poema de sua autoria "A casa" serviu de inspiração para o desenvolvimento do projeto "Moradias".
            Explorando o tema em obras de literatura diversas, os alunos abusaram da criatividade em atividades  diversificadas: maquetes, dobraduras, desenhos e até mesmo a elaboração da planta de suas residências.
           No dia 05 de novembro a professora levou o projeto para apresentar na socialização do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - que aconteceu na Universidade Católica de Santa Catarina e contou com a presença de inúmeros profissionais da rede municipal de educação. 
           A escola agradece aos pais que foram parceiros nesta aprendizagem brincante. 


RUTH ROCHA

O Direito das Crianças

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
… “
Do livro “Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha”.


     As turmas do primeiro ano da professora Morgana Patrícia Rozza Tasca a partir da leitura da obra da autora, confeccionaram um livro, ilustrando cada uma das estrofes. 
     O trabalho ficou muito colorido e criativo e esteve exposto no corredor de acesso à sala.
     Parabéns aos pequeninos!