terça-feira, 3 de junho de 2014

8ª FEIRA DO LIVRO DE JARAGUÁ DO SUL - PROGRAMAÇÃO


8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul
5 a 15 de junho de 2014 – Centro Cultural de Jaraguá do Sul/SC
Segunda a sexta: 9h às 21h
Sábado: 9h às 19h

Domingo: 10h às 19h

Toda a programação acontece no Galpão da Leitura, no estacionamento do Centro Cultural de Jaraguá do Sul/SCAR e nos teatros e salas do Centro Cultural/SCAR, na Rua Jorge Czerniewicz, 160 – Czerniewicz, em Jaraguá do Sul.

5 de junho – Quinta-feira

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.
9h05min – Abertura oficial da 8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, Teatro/SCAR.
9h30min, 10h15min, 14h e 15h – “Medo Pequeno” (Cobra Norato, Maria Caninana e Mapinguari), com Paulo Freire (Campinas/SP). Maratona de Contos do Sesc, no Grande Teatro/SCAR – Classificação Livre. 

Neste espetáculo infantil, um dos maiores contadores de história do país, o violeiro Paulo Freire, trata dos medos que povoam o mundo das crianças. Acompanhado pela viola, conta histórias de assombrações, pescarias extraordinárias e, como vem enfrentando os seres de nossa mitologia, como o Mapinguari e a Cobra Norato. Os causos são entremeados por canções acumulativas, divertidos ritmos caipiras e maluquices de viola. A meninada é convidada a participar dando sugestões nas narrativas e cantando músicas da tradição oral brasileira.

9h, 10h, 14h, 15h, 16h e 17h – Curta-metragens infantis (Sesc), na Sala Multimídia/SCAR

O Mistério do Boi de Mamão” – Luiza Lins Lume Produções – Florianópolis.
Ficção. 13 minutos. Livre
O Mistério do Boi de Mamão narra a história de Deni, torcedor do Avaí, que viverá uma grande aventura ao tentar descobrir o mistério do sumiço do boneco do Boi de Mamão.

Campeonato de Pescaria” – Luiza Lins Lume Produções – Florianópolis
Ficção. 14 minutos. Livre.
O filme Campeonato de Pescaria narra uma aventura que acontece no litoral catarinense durante um campeonato de pesca organizado por uma comunidade de pescadores. O filme mostra a realidade das crianças nativas, que brincam na rua, pescam e se divertem em meio à natureza. Uma história com muita magia que resgata a emoção da pesca para os pequenos.

O Gigante” – Júlio Vanzeler e Luis da Matta Almeida Produção Igor Pitta – Florianópolis.
Animação. 7 minutos. Livre.
Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… Levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

A Lenda do Brilho da Lua” – Gabriela DreherGabriela Dreher/Cultura Sonora – Florianópolis.
Animação. 3 minutos. Livre.
A Lenda do Brilho da Lua conta a história de um rei malvado e invejoso que tenta roubar o brilho de uma princesa. É um filminho musical com letra de Emilio Pagotto e Silvio Mansani. Trilha interpretada pelo grupo musical Cravo-da-terra.

10h às 11h, 15h às 16h - Poesia ao pé da lua/Sesc
A Cia Colher de Pau faz intervenções urbanas infantis ao declamar poesias de autores reconhecidos para o público que visita a feira do livro.

19h – Lançamento do livreto “Aquela quinta” de Adriana Niétzkar (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da Scar.

19h30min – Literatura, rock e bullying: bate-papo com Michel Laub.

Um bate-papo sobre literatura, rock e bullying a partir da obra do autor. Escritor e jornalista, publicou cinco romances e ganhou os prêmios Bienal de Brasília, Bravo/Prime e a Copa Brasileira de Literatura. Foi editor da Revista Bravo e é colunista da Folha de São Paulo. É um dos integrantes da edição “Os melhores jovens escritores brasileiros”, da revista inglesa Granta. Seu livro “Diário da queda” teve os direitos vendidos para onze países.

Obras do autor: “Música anterior”, “Longe da água”, “O segundo tempo”, O gato diz adeus”, “Diário da queda” e “A maça envenenada”.

21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da Scar.

6 de junho – Sexta-feira

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da Scar.

9h, 10h, 14h e 15h – “Medo Pequeno” (Cobra Norato, Maria Caninana e Mapinguari), com Paulo Freire (Campinas/SP). Maratona de Contos do Sesc, no Grande Teatro/SCAR – Classificação Livre.

Neste espetáculo infantil, um dos maiores contadores de história do país, o violeiro Paulo Freire, trata dos medos que povoam o mundo das crianças. Acompanhado pela viola, conta histórias de assombrações, pescarias extraordinárias e, como vem enfrentando os seres de nossa mitologia, como o Mapinguari e a Cobra Norato. Os causos são entremeados por canções acumulativas, divertidos ritmos caipiras e maluquices de viola. A meninada é convidada a participar dando sugestões nas narrativas e cantando músicas da tradição oral brasileira.

9h, 10h, 14h, 15h, 16h e 17h – Curta-metragens para todas as idades (Sesc), na sala multimídia/SCAR

Qual queijo você quer” – Carolina da Silva Gesser
Novelo Filmes – Florianópolis.
Ficção. Duração: 11 minutos. Livre.
Sinopse: Margarete, uma senhora de idade, tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.

Cerveja Falada” – Guto Lima, Luiz Henrique Gomes e Demétrio Panarotto.
Exato Segundo Produções Artísticas – Florianópolis.
Documentário. Duração: 15minutos. Livre.
Sinopse: Rupprecht Loeffler, um senhor de 93 anos de idade. Sua profissão? Mestre cervejeiro. Ele e sua cervejaria, a “Canoinhense”, que está em atividade desde 1915, são personagens deste documentário.

10h às 11h, 15h às 16h – Poesia ao pé da lua/Sesc
A Cia Colher de Pau faz intervenções urbanas infantis ao declamar poesias de autores reconhecidos para o público que visita a feira do livro.

19h – Lançamento do livreto “Aquela sexta” de Roberto Lanznaster (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

19h30min – É Legião! Bate-papo com Dado Villa-Lobos

O guitarrista e produtor dos últimos discos da Legião Urbana num bate-papo sobre a influência da literatura na banda que fez história no rock nacional. Sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos, Dado Villa-Lobos assumiu guitarra da Legião Urbana em 1983, às vésperas da gravação do primeiro LP. Foi o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: “A Tempestade (ou O Livro dos Dias)”, “Uma Outra Estação” e “Como É que Se Diz Eu Te Amo”. É autor das trilhas sonoras dos filmes “O Homem do Ano”, “Bufo & Spallanzani” (melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami), “Pro Dia Nascer Feliz” (vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006). Lançou seu primeiro disco solo, Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo, em parceria com a MTV dentro do projeto MTV Apresenta, em 2005.

Em 2012 Dado lançou seu segundo disco solo, “O Passo do Colapso”.

OBSERVAÇÃO: O AUTOR AUTOGRAFARÁ APENAS LIVROS SOBRE A BANDA.

21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da SCAR.

7 de junho – Sábado

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

9h30min – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

10h – Lançamento do livro “Colcha de retalhos” de Rodrigo Domit, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

10h às 11h, 15h às 16h – Poesia ao pé da lua/Sesc.

A Cia Colher de Pau faz intervenções urbanas infantis ao declamar poesias de autores reconhecidos para o público que visita a feira do livro.

10h – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

10h30min e 14h – Longa metragem “Infância de Monique”, de Fábio Porto, na Sala multimídia/SCAR.

Ficção. Duração 74 minutos. 16 anos. Solange é uma prostituta que tem um relacionamento com um ladrão de carros, Maike. Quando Maike é preso e fica 5 anos afastado, Solange tem uma filha e decide doá-la para uma família que inesperadamente se muda para os Estados Unidos. Quando Maike sai da prisão ele tenta se relacionar com Solange, mas as coisas mudaram e ele não sabe que é o pai da criança.

15h – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

15h30min – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

17h – Lançamento de “Acanhado: Teatro em Joinville durante a Ditadura Militar”, de Tuane Roldão, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

18h – Lançamento da coletânea de contos “Meia dúzia de olhares” (Camus Editora), de Ana Janete Pedri, Gil Salomon, Jura Arruda, Luiz Paschoal, Nilza Helena da Silva Vilhena e Vivaldo Bordin Jr.

18h30min – Lançamento do livreto “Aquele sábado” de Jeison Giovani Heller (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

19h – Espetáculo “Gaiola de moscas”, do Grupo PELEJA , de Recife/PE, pelo Palco Giratório Sesc.

Adaptação do conto homônimo do escritor moçambicano Mia Couto, “Gaiola de moscas” é inspirado na brincadeira popular pernambucana do Cavalo Marinho. Zuzé é um curioso comerciante, vendedor de cuspes que, para salvar os negócios, se torna vendedor de moscas. Sua mulher, cansada das ideias do marido, se encanta por um forasteiro vendedor de “pintadas” de batons. A encenação envolve o espectador num universo de precariedade e alegria, onde os personagens sobrevivem entre destroços e sonhos. 
Classificação Livre. 
Duração: 50min.

19h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura.

8 de junho – Domingo

10h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

10h15min – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

10h30min – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

15h – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

15h30min – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

16h – Lançamento do livro “Colcha de retalhos” de Rodrigo Domit, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

17h – Lançamento do livreto “Aquele domingo” de Thiago Kunitz Daniel (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

18h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura.

9 de junho – Segunda-feira

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da Scar.

9h – “De menina a mulher, de menino a homem”, com Drica Pinotti e Carlos Fialho, no Grande Teatro/SCAR

Dois dos mais talentosos escritores brasileiros para o público jovem num bate-papo informal sobre os desafios da adolescência. Drica Pinotti nasceu em São Paulo, mas vive em Nova York. Começou a carreira de escritora em 2001 e tem treze livros publicados, entre eles a famosa série “De menina a mulher”, da Editora Verus/Record, além dos livros adultos “A pílula do amor” e “Antídoto”. Carlos Fialho nasceu e vive em Natal, no Rio Grande do Norte, e é um dos grandes cronistas e autores para o público jovem do nordeste. É autor de sete livros, com destaque para “Não basta ser playboy. Tem que ser dj!”, “As maiores mentiras do verão” e “Cruvinel – O artilheiro dos gols perdidos”.

9h, 10h, 14h e 15h – “Folcloreando”, com a Cia Mafagafos, de Florianópolis/SC (no período matutino no Pequeno Teatro/Scar e no vespertino no Grande Teatro/SCAR). Maratona de Contos Sesc.


Reunindo e misturando diversos elementos da cultura popular brasileira de tradição oral, a dupla de contadores apresenta histórias, causos, músicas, quadras e adivinhas. Um espetáculo de histórias que é uma festa brasileira para toda a família. 

Classificação Livre.

10h às 11h, 15h às 16h – Poesia ao pé da lua/Sesc


A Cia Colher de Pau faz intervenções urbanas infantis ao declamar poesias de autores reconhecidos para o público que visita a feira do livro.

10h e 15h – “Dramaturgia: Leituras em Cena Sesc”- Leitura dramática de textos relacionados ao Golpe Militar de 1964.

18h30min – Lançamento do livreto “Aquela segunda” de Suzi Daiane (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

19h – “Não basta ser playboy. Tem que ser dj!”, com Carlos Fialho



Um bate-papo divertido com um dos escritores mais irreverentes do nordeste. Carlos Fialho nasceu e vive em Natal, no Rio Grande do Norte, e é um dos grandes cronistas e autores para o público jovem do nordeste. É autor de sete livros, com destaque para “Não basta ser playboy. Tem que ser dj!”, “As maiores mentiras do verão” e “Cruvinel – O artilheiro dos gols perdidos”.



21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da SCAR.

10 de junho – Terça-feira

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

9h – “Amigas imperfeitas, amigos imperfeitos”, com Leila Rego e Carlos Fialho, no Grande Teatro/SCAR.

Um bate-papo informal sobre amizade, adolescência e a entrada na vida adulta. Leila Rego é autora de dois dos mais instigantes livros para jovens adultos lançados nos últimos anos: “Amigas (im)perfeitas” e “A segunda vez que te amei”, ambos pela editora Gutenberg, do Grupo Autêntica. Vive em São Paulo. Carlos Fialho nasceu e vive em Natal, no Rio Grande do Norte, e é um dos grandes cronistas e autores para o público jovem do nordeste. É autor de sete livros, com destaque para “Não basta ser playboy. Tem que ser dj!”, “As maiores mentiras do verão” e “Cruvinel – O artilheiro dos gols perdidos”.

9h, 10h, 14h e 15h – “Folcloreando”, com a Cia Mafagafos, de Florianópolis/SC (no período matutino no Pequeno Teatro/SCAR e no vespertino no Grande Teatro/SCAR). Maratona de Contos Sesc.

Reunindo e misturando diversos elementos da cultura popular brasileira de tradição oral, a dupla de contadores apresenta histórias, causos, músicas, quadras e adivinhas. Um espetáculo de histórias que é uma festa brasileira para toda a família. Classificação Livre.

10h e 15h – “Dramaturgia: Leituras em Cena Sesc”- Leitura dramática de textos relacionados ao Golpe Militar de 1964.

18h30min – Lançamento do livreto “Aquela terça” de Nelson Curica (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

19hh30min – Show com Luiz Felipe Leprevost, de Curitiba, no Grande Teatro/SCAR.

Luiz Felipe Leprevost é um furacão: cantor, compositor, letrista, bailarino, dramaturgo, poeta, contista e romancista. Pela primeira vez no norte de SC, toda a irreverência do show que mistura a batida pop rock com a melodia de um dos grandes letristas da MPB.

21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da SCAR.

11 de junho – Quarta-feira

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

9h, 10h, 14h e 15h – “Casamento de Conto de Fadas”, da Cia Coxinha Contadores de Causos, de Jaraguá do Sul. Maratona de Contos Sesc. (Período matutino no Grande Teatro/Scar e período vespertino no Grande Teatro/SCAR)

Era uma vez uma rainha, linda, que tinha 
uma filha, mais linda ainda…. Era outra vez um rei, belíssimo, e tinha um filho mais belo ainda… Pensaram os dois em juntar tanta beleza, casando seus filhos… E não é que os dois não se gostaram nem um pouquinho? No Reino Mais Distante De Onde Nunca Se Ouviu Falar, uma história sobre como a magia consegue unir pessoas diferentes… ou não!

14h30min – “Princesa, eu? Não, leitora!”, com Patrícia Barboza.


Patrícia Barboza é formada em produção editorial e especializada em literatura infantojuvenil. É palestrante do Projeto Leitura Nota 10, visitando instituições de ensino com o objetivo de dar uma injeção ]de ânimo aos jovens e incentivá-los a ler. Sua séria “As mais” (Verus) é um dos grandes sucessos editoriais dos últimos anos.

10h e 15h – “Dramaturgia: Leituras em Cena Sesc”- Leitura dramática de textos relacionados ao Golpe Militar de 1964.

18h30min – Lançamento do livreto “Aquela quarta” de Pablo Varela (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

19h30min – Exibição do documentário “Criação e autoconhecimento: maturidade” de Carlos Felipe Urquizar Rojas (Apneia filmes/ Escritório de cinema) e bate-papo com o diretor do filme.

19h30min – Lançamento de “Fique Bem Reflexões”, de Fabiana Koch, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

O vídeo registra as entrevistas com três criadores da cidade: Carlos Henrique Schroeder, Dietmar Hille e Márcio Paloschi. Embora captadas separadamente, as conversas se complementam. O processo de amadurecimento relatado pelos artistas pode ser entendido como autoconhecimento e como um importante ingrediente para a criação autêntica. O documentário não tem a pretensão de receitar métodos ou esclarecer o complexo universo da habilidade criativa do ser humano, mas é um compilado de ideias e opiniões compartilhadas pelos artistas locais. 30min.

21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da SCAR.

12 de junho – Quinta-feira

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

9h e 10h – “Casamento de Conto de Fadas”, da Cia Coxinha Contadores de Causos, de Jaraguá do Sul, no Pequeno Teatro/Scar. Maratona de Contos Sesc.

Era uma vez uma rainha, linda, que tinha uma filha, mais linda ainda…. Era outra vez um rei, belíssimo, e tinha um filho mais belo ainda… Pensaram os dois em juntar tanta beleza, casando seus filhos… E não é que os dois não se gostaram nem um pouquinho? No Reino Mais Distante De Onde Nunca Se Ouviu Falar, uma história sobre como a magia consegue unir pessoas diferentes… ou não!

15h – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

15h30min, 17h e 19h – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da SCAR.

13 de junho - Sexta-feira 

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

9h, 10h, 14h e 15h – “Casamento de Conto de Fadas”, da Cia Coxinha Contadores de Causos, de Jaraguá do Sul, no Grande Teatro/Scar. Maratona de Contos Sesc.

Era uma vez uma rainha, linda, que tinha uma filha, mais linda ainda…. Era outra vez um rei, belíssimo, e tinha um filho mais belo ainda… Pensaram os dois em juntar tanta beleza, casando seus filhos… E não é que os dois não se gostaram nem um pouquinho? No Reino Mais Distante De Onde Nunca Se Ouviu Falar, uma história sobre como a magia consegue unir pessoas diferentes… ou não!

9h, 10h30min, 14h e 15h30min – Projeto Asas da imaginação UNIMED, com a autora Leoní Cimardi

18h30min – Lançamento do livreto “Aquela quinta, aquela sexta” de Fred Paiva (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

19h – Lançamento de “Sangue verde”, de David Gonçalves, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

21h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura e espaços da SCAR.

14 de junho – Sábado

9h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

9h30min – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

10h – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

15h – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

15h – Lançamento de “Imaginarium – Dicionário de monstros” de Roberto Lanznaster, no estande Livros & Cia.

15h30min – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

16h – Lançamento do livro “Colcha de retalhos” de Rodrigo Domit, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

17h – Sessão de autógrafos do livro “Diário virtual” de Robert Brotzke, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

18h30min – Lançamento do livreto “Aquele sábado, aquele domingo” de João Chiodini (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

19h – Espetáculo “Emoções Baratas (ou Eu Te Amo Glória Pires) – Cia Experimentus (Itajaí/SC), no Pequeno Teatro/SCAR. Rede Sesc de Teatro.


O filho único da melhor cabeleireira do bairro foi criado para se tornar um artista famoso. Em seu mundo delirante ele é um cantor das multidões e namora a maior estrela da televisão brasileira. Mas uma misteriosa tragédia familiar coloca em dúvida o talento e a sanidade do rapaz. Sua única alternativa é fazer de seu depoimento o maior show da sua vida. Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos.

19h – Encerramento das atividades no Galpão da Leitura.

15 de junho – Domingo

10h – Abertura dos estandes no Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

10h – Lançamento do livro “Colcha de retalhos” de Rodrigo Domit, no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura.

10h15min – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

10h30min – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

15h – Show de mágica com Franco do Vale (Florianópolis), no Galpão da Leitura.

15h30min – Contação de histórias com Rodrigo Calistro (Florianopólis), no Galpão da Leitura.

17h30min – Lançamento do livreto “Aquele domingo” de Vanucci Bernard Deucher (Série EmConto na feira/Design Editora), no Espaço dos Autores do Galpão da Leitura, no estacionamento da SCAR.

18h – Encerramento oficial da 8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário