terça-feira, 17 de junho de 2014

VISITAS À 8ª FEIRA DO LIVRO

Mesmo com as dificuldades que as cheias trouxeram à cidade, a escola conseguiu, mais uma vez, levar todas as turmas - da Educação Infantil ao 9º ano - para visitar a Feira do Livro.
Além da visita aos estandes das livrarias no galpão da leitura, os alunos do Pré-escolar ao 5º ano tiveram a oportunidade de assistir um espetáculo no teatro do Centro Cultural – SCAR.

Parte importante do Projeto de Incentivo à Leitura, a Feira do Livro constitui-se numa relevante ferramenta pedagógica para a formação de leitores e é um momento bastante esperado pelos alunos da “Renato Pradi.



Além da leitura, proporcionar interações sociais é um processo de que envolve e desenvolve todos os sentidos, principalmente a visão, pois é no momento da leitura que conseguimos refletir e enxergar nossa própria vida. Ler é, portanto, reconhecer a vida através de espelhos. Como esses espelhos oferecem imagens fragmentadas da realidade, a verdadeira leitura só é possível quando se tem domínio do significado e um conhecimento prévio desse mundo, por isso a importância de se valorizar as experiências e o meio cultural na escolha de um texto.
Nesta perspectiva, a leitura pode ser vista sob diferentes olhares, pois, pode ser ouvida, falada, contada, gesticulada, cantada ... e além disso, pode nos levar a lugares e cantos do nosso pensamento as vezes desconhecidos. Portanto, trabalhar na perspectiva da formação de alunos leitores é adequar a prática pedagógica aos interesses do aluno, fazendo com que haja um encantamento pelos livros, pelas histórias e pela visão de mundo que elas proporcionam. A leitura também é um importante instrumento para fortalecer vínculos entre professor e aluno, é um momento de encanto, magia e fortalecimento da relação afetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário